AFECTO SOCIETAL III. Guanajuato, México. Chamada aberta

Até 30 de janeiro de 2020 estarão abertas as inscrições para a residência de arte contemporânea gerida pela Curatoría Forense – Latinoamérica e Cooperativa de Arte em conjunto com Aparato de Arte.

A residência da arte contemporânea AFECTO SOCIETAL III será realizada na cidade de Guanajuato (México) de 29 de abril a 10 de maio de 2020 e destinada a artistas visuais contemporâneos, historiadores de arte e pesquisadores, curadores, gestores e outros agentes culturais.

A participação se dará por convocatória aberta e pública. Os candidatos selecionados serão contatados antes de 15 de fevreiro de 2020 para confirmar sua participação.

Objetivo da Residência e Plano de Trabalho.

Com base na ideia de AFETO SOCIETAL (as motivações que as pessoas têm para assumir um objetivo comum), esta terceira versão da residência de arte contemporâea tem o objetivo de compreender e problematizar a formação de comunidades e organizações artísticas contemporâneas, bem como compreender o relacionamento com o contexto local dessas organizações através de conversas, instâncias de análise e discussão em grupo.

Também é orientada para a promoção e criação de redes entre produtores, pesquisadores, críticos e outros agentes dedicados à prática da arte contemporânea

As residências são uma instância de trabalho coletivo e colaborativo, que reúne um grupo de trabalhadores de arte para a realização de sessões diárias de debate, análise e produção sobre o tema convocante.

É dirigida à artistas investigadores, curadores, historiadores de arte, gestores, pesquisadores, professores de arte e outros agentes culturais.

Atividades previstas.

  • Seminário Intensivo sobre Arte Contemporânea (2 dias).
  • Apresentação de portfólio dos residentes.
  • Reuniões de trabalho e debate.
  • Visitas grupais a instituições e gestões autônomas em Guanajuato.
  • Apresentação pública dos avanços da pesquisa.
  • Publicação on-line (Fanzine) dos resultados da pesquisa.
Participantes: 10 pessoas
Custo por participante: US$950.- (novecentos e cinquenta dólares)
Inclui: 
  • Organização e coordenação das atividades.
  • 12 dias / 11 noites de alojamento em dormitórios compartilhados
  • Café da manhã
Horário: 
  • Chamada: 1 a 31 de janeiro de 2020.
  • Seleção: 1 a 15 de fevereiro de 2020.
  • Residência: 29 de abril a 10 de maio de 2020.
Não inclui: passagens e transporte durante a residência.

Como se inscrever.

  1. O convite está aberto para artistas visuais contemporâneos, historiadores de arte e pesquisadores, curadores, críticos de arte e outros agentes culturais.
  2. O preenchimento do formulário deve ser feito online.
  3. O prazo para envio da inscrição: até 31 de janeiro de 2020.
  4. Confirmação de Seleção: até 15 fevereiro de 2020.
  5. Participantes selecionados serão informados por e-mail que incluirá detalhes de produção e as datas e forma de pagamento.
  6. A participação dos candidatos selecionados será considerada confirmada durante a segunda quinzena de fevereiro de 2020, uma vez feito o depósito de 50% do custo da estadia.

CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO.

  1. O custo não inclui as despesas de transporte de e para o local de residência.
  2. Acomodação será em dormitórios comunitários (4 a 8 pessoas).
  3. Almoço e jantar não estão incluídos. Refeições de grupo serão planejadas.
  4. Os participantes irão proporcionar os registros fotográficos e de vídeo feitos durante a sua estadia. Estes serão incluídas em edições digitais e no site da residência. 
  5. Cartas-convite serão estendidas aos selecionados para obter fundos de ajuda para a sua participação. 
  6. Serão dados certificados de participação após a conclusão da residência. 
  7. Durante a residência é realizado um fundo comum para gastos do grupo (alimentação e transporte local)

Equipe de Produção:

  • Jorge Sepúlveda T.,Crítico e Pesquisador de Arte Contemporânea.
  • Guillermina Bustos, Artista e pesquisadora de Arte.
  • Dafne Valdivia, artista e gerente de arte contemporânea.
  • María Fernanda Huerta, pesquisadora e gerente de arte.
  • Romina Estecher, Artista.
  • Jimena Elías, Artista.

3 thoughts on “AFECTO SOCIETAL III. Guanajuato, México. Chamada.”

  1. Pingback: AFECTO SOCIETAL. Guanajuato, México. Opencall. – CoOperativa de Arte

  2. Pingback: AFECTO SOCIETAL III – convocatoria abierta – CoOperativa de Arte

  3. Pingback: SISTEMÁTICA Y SEDUCTORA II – convocatoria abierta – CoOperativa de Arte

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *